Rua da Conceição, Porto - Portugal
CASAS DE MOMPILHER

Intervenção num conjunto de dois edifícios do século XIX, situados no coração da baixa do Porto, criando onze unidades de habitação e duas unidades de comércio/restauração ao nível térreo, tirando também partido do logradouro ajardinado nas traseiras.

A complexidade do projeto residiu na união dos dois edifícios enquanto se procurava respeitar e manter tanto quanto possível a estrutura existente e elementos arquitetónicos característicos de ambas as construções, adaptando o seu interior a tipologias que fossem compatíveis com as atuais exigências de conforto na habitação e preparando-o para um uso que estendesse significativamente a sua vida útil, numa perspetiva de sustentabilidade.

O desenho da fachada principal foi mantido na generalidade, alterando-se apenas a forma da cobertura. Na fachada tardoz foram mantidos os elementos estruturais e a pequena capela de granito existente no último piso. A esta volumetria original, foi acrescentado um volume novo e um sistema de sombreamento que assegura a privacidade dos espaços exteriores dos apartamentos, ao mesmo tempo que imprime uma imagem contemporânea ao conjunto.

Os interiores foram idealizados como uma combinação de materiais clássicos e contemporâneos, utilizando tons escuros de vidro e resinas de pavimento, em contraste com mármores naturais claros e azulejos tridimensionais coloridos.

  • +351 915 685 891   +351 220 938 540