Rua do Breiner, Porto - Portugal
PRIMROSE

Este projecto residencial, localizado em pleno centro da cidade do Porto, contempla a reabilitação de um edifício do século XIX, de construção tradicional de época, bem como a construção de um novo edifício, que veio compor todos o conjunto, criando um diálogo entre novo e existente.

Com um total de 2045 m2 de área construída, são criadas 19 unidades de habitação, com tipologias de T0 a T2 duplex, complementadas por um vasto jardim exterior e estacionamento privativo.

A elevada exigência deste projecto residiu na conciliação do edifício existente com a nova ampliação, respeitando simultaneamente o património edificado e as disposições regulamentares.

No que concerne à reabilitação do edifício existente, esta teve como objectivo a manutenção dos seus elementos arquitectónicos mais relevantes, tendo sido, simultaneamente, realizada nova infra-estruturação e introdução de elementos, de forma a assegurar o adequado desempenho térmico e acústico, estudando cuidadosamente a sua integração no edificado.

O projecto teve como objectivo a criação de espaços contemporâneos que reunissem todas as condições de conforto e seguissem os mais altos padrões de exigência da habitação actual, garantindo a melhor conciliação entre reabilitação e nova construção. Foi dada, assim, prioridade ao uso de materiais nobres e característicos deste tipo de construções, integrando igualmente materiais contemporâneos que pudessem fazer a melhor ligação entre o existente e a nova intervenção. Desta forma, a identidade arquitectónica do edifício foi preservada, sendo feita, em paralelo, a sua adaptação às exigências actuais.

O projecto complementou-se com o desenho dos espaços exteriores, que incluem uma série de garagens em box e um grande jardim privado, com as coloridas prímulas que dão nome ao empreendimento.

  • +351 915 685 891   +351 220 938 540